Nosso trabalho

A Psicopedagogia é a especialidade de caráter preventivo e terapêutico que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o educando estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos biopsicossociais

Articula contribuições de áreas como a Pedagogia, Psicologia e Medicina, entre outras, com o objetivo de facilitar ao indivíduo a construção do conhecimento e a ressignificação no seu processo de aprendizagem.

O diagnóstico psicopedagógico clínico, concentra sua ação no sentido de levantar hipóteses, verificar o potencial de aprendizagem, mobilizar o aprendiz e o seu entorno (família e escola) no sentido da construção de um olhar sobre o não aprender.

Nosso processo de diagnóstico inicia-se com:
Entrevista com a família; fazer contato com a escola e outros profissionais que atendam a criança; manter os pais informados do estado da criança e da intervenção que está sendo realizada; realizar encaminhamento para outros profissionais, quando necessário.

Os instrumentos para a realização do diagnóstico e intervenção psicopedagógica:
Testes projetivos; Avaliação perceptomotora; Provas de nível de pensamento (Piaget); Avaliação do nível pedagógico (nível de escolaridade); Testes psicomotores entre outros de acordo com a necessidade..

Nossa intervenção psicopedagógica possui uma dinâmica muito particular, fazendo com que o psicopedagogo participe ativamente do processo psicopedagógico, contrariando os padrões onde o terapeuta adota uma atitude estática diante da dinâmica do caso.

O Psicopedagogo é um terapeuta da aprendizagem. Trabalha com dificuldades de aprendizagem bem como distúrbios que interferem negativamente neste processo como:
• Déficit de atenção/ Hiperatividade,
• Disortografia,
• Dislexia,
• Discalculia,
• Dificuldade de adaptação social,
• Dificuldade de aceitação de regras de comportamento,
• Falta de interesse e valorização do aprendizado.